Para escolher bem, é preciso conhecer
- Humannas RH

- 1 de out. de 2021
- 2 min de leitura

A área de Recrutamento e Seleção tem sido cada vez mais importante nas empresas, afinal é ali onde é decidido qual, entre vários candidatos, é o mais adequado para o trabalho. Quando mal realizado esse proccesso, é um prejuízo muito grande para o empregador, pois além dos custos da própria seleção é gasto com integração, tempo de experiência e treinamentos, ou seja, quanto mais próximo do ideal melhor.
Hoje em dia, muito tem se usado o recrutamento por competências, que é uma estratégia onde as dinâmicas e entrevistas focam em habilidades, tanto técnicas quanto emocionais. As perguntas sempre exigem respostas completas e dão a possibilidade de ganchos para novos questionamentos, o entrevistado dessa forma tende a não usar respostas monossilábicas como “sim” e “não” e mostra quem ele é de verdade.
Logo, o recrutador precisa ter em mente os pontos onde ele deve chegar com o candidato, afinal, a entrevista fica sem direcionamento sendo apenas uma conversa informal. Isso significa que a entrevista deve ser um interrogatório? Não! De forma alguma, o que quero dizer é que a conversa deve ter um propósito, porém, não deixa de ser uma conversa, por isso exige do recrutador uma leveza para estar realizando.
O ambiente deve ser de acolhimento, o candidato está tenso por conta da importância do emprego e provavelmente usará de respostas prontas, sendo assim fica escasso o conteúdo de analise para avaliar se o sujeito tem o que é preciso para a vaga. Um recrutador experiente fará com que o candidato se sinta tranquilo e aberto para se expôr da maneira mais adequada.
Você está na área de recrutamento atualmente? A sua empresa não tem um recrutador? Temos em nossa consultoria ótimos profissionais para atender essas demandas, com treinamentos para os profissionais da área e realização do processo completo de recrutamento e seleção. Entre em contato e saiba mais!



Comentários