Como tornar o processo de desligamento mais humanizado para o colaborador
- Humannas RH

- 12 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

O processo de desligamento/demissão tende a ser um momento bastante difícil em uma empresa, principalmente para o colaborador, podendo até mesmo chegar a ser traumático. Por isso, é importante ao departamento de RH ter as habilidades necessárias para tornar esse processo mais humanizado, afinal, os colaboradores são seres humanos e merecem respeito.
Confira agora algumas dicas sobre como oferecer dignidade ao trabalhador no momento da demissão:
A demissão não pode ser uma surpresa
O colaborador precisa sentir que teve as devidas chances de evitar a demissão, por isso recomendamos que o departamento de RH tenha uma conversa prévia com o mesmo, em forma de feedback amigável, expondo a situação e propondo soluções para a melhoria do desempenho, apenas tome cuidado para que isso não pareça uma ameaça. Caso não haja resultado no tempo acordado, o desligamento poderá acontecer, mas de uma forma menos traumática, pois não será uma surpresa.
Fale abertamente sobre os motivos
Seja sempre honesto e forneça o máximo de detalhes possíveis sobre os motivos do desligamento, lembre-se novamente que você está lidando com um ser humano. Além de proporcionar motivos sólidos e reduzir as chances de uma demissão traumática, isso será um ótimo feedback para que o funcionário conheça seus pontos fracos e procure melhorá-los no próximo emprego.
Tenha empatia
Seja discreto e tenha empatia pelo colaborador, converse sempre em particular e não deixe que os motivos da demissão sejam assunto nos corredores. Em alguns casos, o colaborador poderá ter reações emocionais à notícia, tendo em vista que isso impactará sua vida e seus familiares, por isso, dê um tempo para ele(a) digerir a situação e demonstre que você sente muito, mas que infelizmente os resultados não foram como esperado e que você espera que a pessoa tenha mais sucesso em uma próxima oportunidade.
Flexibilize os benefícios de saúde
Uma ótima atitude de uma empresa que realmente se preocupa com os colaboradores, é extender os benefícios de saúde oferecidos pela empresa por alguns meses após o desligamento. Essa é um maravilhoso ato de empatia e que com certeza trará comentários positivos sobre sua empresa, fazendo com que mais pessoas queiram apoiá-lo e/ou trabalhar com você.
Faça uma carta de recomendação
O colaborador em questão pode não ter sido uma perfeita combinação com a sua empresa, pode ter falhado em uma área específica, mas com certeza existem coisas boas para falar sobre ele. Fazer uma carta de recomendação irá ajudá-lo muito a conseguir uma nova oportunidade, enfatizar suas habilidades como trabalhar em equipe, dedicação, comprometimento e pontualidade pode fazer uma enorme diferença na próxima vaga que ele buscar.
Não se preocupar em proporcionar demissões humanizadas pode ter um grande impacto negativo para a sua marca. É muito comum encontrarmos na internet, em sites profissionais e Linkedin, por exemplo, depoimentos de ex funcionários que foram infelizes no desligamento, além de acarretar até mesmo a processos contra sua empresa, por isso é tão importante cuidar para que esse processo seja o menos doloroso possível.
Ex funcionários que entendem claramente os motivos da demissão, e entendem que a empresa fez o que pôde para ajudá-lo a melhorar, falarão bem da sua empresa para sempre, e saberão valorizar o quanto cresceram e aprenderam trabalhando com você. Lembre-se disso na próxima vez que precisar desligar alguém!



Comentários