top of page

Qual a importância da saúde ocupacional dentro das empresas?


ree

Sua empresa pode ser micro, pequena, média ou grande, não importa o tamanho, cuidar da saúde ocupacional é fundamental. A saúde ocupacional é uma área que visa prevenir problemas de saúde causados pelo trabalho, sejam eles físicos ou mentais, protegendo seus funcionários, e à própria empresa.



O que é saúde ocupacional?

A saúde ocupacional (SO) é um núcleo estratégico dentro da empresa, intimamente ligado ao setor de RH, que visa a prevenção de doenças e acidentes de trabalho, além de garantir o bem estar de todos dentro de uma organização.



Quais suas Subdivisões?

Dentro da Saúde Ocupacional existem inúmeros programas que visam a proteção do trabalhador. Listaremos estes programas brevemente abaixo, mas falaremos um pouco mais sobre cada um deles no próximo post:


PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos

ASO - Atestado de Saúde Ocupacional

PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho

CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho


Quando falamos sobre a segurança e saúde do trabalhador dentro de uma empresa, é um assunto extremamente sério, tanto para os funcionários quanto para a gerência. Acidentes de trabalho geram inúmeros processos burocráticos e pode acarretar ainda em altos prejuízos para a organização, sem contar que estamos falando de uma vida, que precisa ser preservada.


Ter um setor dedicado a mapear trabalhos de risco, manter exames periódicos em dia, cuidar dos equipamentos de segurança dentro da empresa, bem como manutenção adequada das máquinas e outros itens a se considerar, não é apenas um serviço extra, é uma necessidade assegurada por lei.



Comentários


bottom of page